A psicologia é o estudo do comportamento humano e dos processos mentais dos seres humanos. A sua história tem início com métodos e estudos científicos com técnicas experimentais que começaram em 1879 com Wilhelm Wundt, filósofo e psicólogo alemão.
A chegada da psicologia no Brasil aconteceu em 1950.
A psicologia em seu desenvolvimento se tornou uma ciência independente, permitindo através de seu estudo compreender diversas questões que fazem parte da sociedade contemporânea e vem caminhando ao longo do tempo com a evolução de seus estudos, o que proporcionará uma melhor compreensão do desenvolvimento humano, bem como a forma que o indivíduo constrói sua história suas expectativas para o futuro, a relação com o passado e suas vivências e construções do presente.
A filosofia está associada a psicologia pois para ter uma visão sobre o ser humano é necessário pensar analisar e avaliar diversas questões como a cultura, utilizando de técnicas e teorias psicológicas com embasamento científico.
A psicologia foi regulamentada como profissão em 1962 e o primeiro psicólogo no Brasil foi Odilon Goulart em 1891.
Os processos mentais como sensação, emoção , percepção,aprendizagem, e inteligência são os objetos de estudo da psicologia bem como da psicologia clínica.
A psicologia clínica é um ramo da psicologia que trata das diversas psicopatologias, contribuindo para o restabelecimento da saúde mental e qualidade de vida.